Alguns coprodutos da soja na nutrição animal

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 995 outros assinantes

Farelo de soja

É um coproduto da indústria do óleo, sendo o mais utilizado na nutrição animal. O farelo de soja pode representar até 79% do grão com base na matéria seca. No processo de extração do óleo, ocorre um aquecimento que ajuda a eliminar alguns fatores antinutricionais. No entanto, os farelos convencionais, ainda apresentam os oligossacarídeos rafinose e estaquiose. Quanto ao teor de PB, os mais comuns são 45, 46 e 48%.

Casca de Soja

A casca de soja como o próprio nome diz, é a película que envolve o grão antes da extração do óleo. Ela possuí um teor de Fibra Bruta (FB) 32,9% e de FDN 58,1% (ROSTAGNO), no BRCORTE o FDN é de 66,45%. Apesar desses teores de fibra ele é considerado um alimento energético para ruminantes, apresentando um NDT de 72,50%, o que se deve a baixa concentração de lignina e sílica.

Soja Micronizada

O grão de soja passa por um processo de limpeza, entra por uma moega dosadora e vai a uma esteira vibratória de ladrilhos que estão sob queimadores de gás que produzem raios infravermelhos como fonte de calor. O grão fica inchado e com fissuras internas e passa por um cilindro que lamina o produto, após ter passado por um tanque redondo com agitador onde ocorre o resfriamento do produto. Esse produto apresenta 39,7 % PB e 2,51% FB (ROSTAGNO).

Soja Extrusada

Após passar pelo cozimento a altas temperaturas, pressão e umidade em um canhão extrusor, podendo ser seca ou úmida, a uma desnaturação das proteínas, gelatinização do amido e eliminação de fatores antinutricionais. Este apresenta 37,3% de PB e 5,19% FB.

Concentrado Proteico de Soja

O concentrado proteico de soja é produzido a partir do farelo desengordurado por um processo de extração de carboidratos solúveis através da lavagem dos flocos com uma solução álcool-água (álcool hidratado). Este método reduz a concentração de açúcar e outros componentes, aumentando proporcionalmente a quantidade de Proteína Bruta (PB) com base na matéria seca. Segundo Rostagno (2017) o SPC possui cerca de 91,1% MS, 62,7% PB, 3,03% FB, 11,8% FDN, 6,36% FDA, 2,18% K, 0,27% P disponível.

Citei apenas alguns subprodutos. Além desses temos mais uma gama, e quando partimos para a nutrição humana ainda aumentamos esse portfólio da Soja, de produtos asiáticos a produção da lecitina.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »