Intolerância à lactose

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

 A intolerância a lactose é um tema que cada vez mais vem se destacando e despertando o interesse de consumidores e empresas. 

O que é a intolerância a lactose?

O principal carboidrato presente no leite é a lactose e fisiologicamente trata-se de um açúcar que ajuda na absorção intestinal de cálcio, magnésio e fósforo do leite, assim como auxilia na utilização da vitamina D no organismo. Logo, esses nutrientes são imprescindíveis no metabolismo ósseo.

A intolerância a lactose é um tipo de sensibilidade alimentar e pessoas que possuem este distúrbio digestivo não tem lactase suficiente para quebrar a lactose, portanto, não podem ser totalmente utilizadas pelo organismo. Essa situação pode causar doenças intestinais para quem consome mais lactose do que o corpo humano pode digerir e absorver.

Em virtude disso, a sensibilidade a lactose se manifesta em alguns graus, podendo variar de uma má digestão da lactose (digestão incompleta da lactose devido ao baixo funcionamento da enzima lactase, que pode até ser assintomático) até à intolerância, no qual aparece quando há um consumo maior do que o organismo pode digerir e absorver.

Intolerância a lactose é a mesma coisa que alergia ao leite?

NÃO, a intolerância a lactose é diferente da alergia ao leite de vaca, neste caso o sistema imunológico desencadeia algumas reações alérgicas a este produto, as quais estão relacionadas com a proteína do leite e não com o sistema digestivo, como a intolerância a lactose.

Sintomas da intolerância a lactose

Os sinais são muito semelhantes ao de outros distúrbios do sistema digestivo, em virtude disso o diagnóstico pode ser dificultado. Os sintomas ao consumir produtos lácteos podem ser (em ordem de prevalência):

• Do abdominal (100%);

• Distensão Intestinal (100%);

• Ruídos Estomacais (100%);

• Flatulência (100%);

• Náusea (78%);

• Vômitos (78%);

• Diarreia (70%);

• Constipação (30%).

Quantidade de lactose nos produtos lácteos

Produto lácteog lactose em 100 g de produto
Leite em pó38- 52g
Achocolatado9,5g
Leite Condensado9,5g
Sorvete a base de leite7g
Leite integral ou desnatado5g
Iogurte4,5-4,7g
Queijo Cottage com baixo teor de gordura3g
Queijo parmesão, cheddar suíço, emmental, camembert e muçarela0,1-3g
Manteiga0,7g
Margarina0-1g
Leite sem lactose0g
FONTE:FONTE: (MilkPoint/DSM)

O leite sem lactose é um produto “não lácteo”?

NÃO, O leite sem lactose é o leite de vaca, com ausência da lactose. Logo, fornece os mesmo nutrientes essenciais que o leite convencional.

FONTE: (MilkPoint/DSM)

Como saber se você está com intolerância à lactose?

É difícil confirmar o diagnóstico apenas com base na presença de sintomas digestivos, logo é imprescindível investigar a causa real dos sintomas com o auxílio de um médico especialista para relatar os sintomas e fazer o teste para confirmação.

FONTE: (MilkPoint/DSM)

Desse modo, após o diagnóstico, você pode ajustar sua dieta com a ajuda de um nutricionista, utilizando produtos específicos para pacientes com intolerância à lactose e encontrar informações sobre a composição dos produtos também é importante para manter a saúde intestinal.

Referências:

RODRIGUES, R. M. C. MITOS E VERDADES SOBRE A INTOLERÂNCIA À
LACTOSE
. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/noticias-e-mercado/giro-noticias/intolerancia-a-lactose-milkpoint-em-parceria-com-a-dsm-lancara-material-atualizado-sobre-o-tema-100985n.aspx.
Acesso em: 29 de Outubro de 2020.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »