Sistema coletivo de criação de bezerras

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 997 outros assinantes

Em uma propriedade leiteira é fundamental o manejo adequado das bezerras, considerando que elas tendem a tornar-se o futuro produtivo. Cuidados iniciais refletem nos resultados seguintes, quando elas encetarem na produção.


Após nascer, o animal é alojado em instalações que podem ser coletivas ou individuais, estudos são feitos com o desígnio de avaliar vantagens e desvantagens de ambas.

Referente ao sistema coletivo, é possível citar como benefícios:
• Mais espaço para os animais;
• Interações sociais mais cedo, fazendo com que os animais sejam treinados a viver em grupo, o que terão que fazer após o desmame e
• Maior facilidade de trabalho de manejo, otimizando a mão de obra e possibilitando algumas automações, como o fornecimento automático de leite.

Em contra vantagens há risco de transmissão horizontal de doenças e a sucção cruzada que pode acontecer quando a alimentação não é bem feita.

O comportamento também é associado com a escolha da instalação, o medo e a agressividade são sinônimos de um sistema individual, já que em grupos as bezerras adquirem habilidade para lidar com os fatores estressantes.

Em alguma fase da vida os animais serão agrupados, mesmo que iniciem a vida em uma instalação individual, por esse motivo uma bezerra criada desde pequena junto com as demais não sofre em adaptação social.

Antes de implantar o sistema coletivo é preciso planejar diferentes características da instalação. A competição das bezerras é um fator pejorativo, disponibilidade de alimentação, espaço e o fornecimento de leite devem ser coerentes. Tipo de alimentadores, o abastecimento é executado manualmente ou de maneira automática, analisando as vantagens e desvantagens. Ventilação, é essencial para que o animal não sofra com estresse calórico. Camas secas e espaço suficiente (próximo de 3 metros quadrados de área de descanso para cada bezerro). É importante frisar que a necessidade dos indivíduos é relacionada com a fase em que se encontram, dessa forma os manejos também não são os mesmos, a separação dos lotes por fase é ideal.

Referências:

https://www.milkpoint.com.br

https://www.educapoint.com.br/

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »