Hormônio em Frangos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 704 outros assinantes

Nos últimos tempos é comum a propaganda enganosa do uso de hormônios em frangos, esse mito se constrói perante ao rápido crescimento, ou seja, o tempo do animal (da saída do ovo até o abate) é mais curto. Isso acontece pelas técnicas aplicadas em granjas e estudos de melhoramento. É válido relatar que a utilização de hormônio sintético é proibido pela normativa do MAPA, nº 17, de 18 de junho de 2004, que em seu Art. 1º “proíbe a administração, por qualquer meio, na alimentação e produção de aves, de substâncias com efeitos tireostáticos, androgênicos, estrogênicos ou gestagênicos, bem como de substâncias agonistas, com a finalidade de estimular o crescimento e a eficiência alimentar”.


O desenvolvimento instantâneo dos frangos transcorre a partir de melhoramento genético, nutricional e sanitário, o manejo bem como instalações e ambiência, com isso ao longo dos anos vem sendo obtido um acréscimo corporal dos animais.


A nutrição dos animais é baseada em dietas balanceadas, um nutricionista balanceia a necessidade de proteínas, lipídios, carboidratos, minerais e vitaminas em cada fase de vida do frango, vale constar que a alimentação é completamente natural, 90% do alimento balanceado consumido é composto aproximadamente por 63% de milho e 27% soja.


Segundo alguns pesquisadores, o melhoramento genético é o responsável por impulsionar o avanço em ganho de peso, para atingir esse objetivo é selecionado aves com características exclusivas (rápido crescimento, desenvolvimento muscular, eficiência alimentar etc.), dessa forma as proles adquirem qualidades excepcionais, os que se destacam são classificados e indicados para o cruzamento.


Para potencializar a genética e a alimentação é importante investir em manejo, atribuindo conforto, não é necessário que o animal use mecanismos fisiológicos para se adaptar ao ambiente, frisar em sanidade também tem grande influência, somando um plano de vacinação, biosseguridade e profilaxia é possível prevenir o desenvolvimento de doenças.


Conforme os anos passaram houve modificações nessa cadeia produtiva, as tecnologias foram entrando em destaque e ganhando atenção pelos bons resultados alcançados, em 2019 a carne de frango foi o 6º produto brasileiro mais exportado, com referência na EMBRAPA, do ano de 2000 até 2020, o Brasil ocupa o 4º lugar de maior produtor de mundial em milhares de toneladas.

Referências:

https://www.aviculturaindustrial.com.br/


https://www.infoescola.com/

Conteúdo e notícias do agronegócio brasileiro


https://avicultura.info/pt-br/

2 respostas

  1. 90% da ração das aves é composta de milho e soja.Como milho e a soja são

    transgenicos que sobra de natural na alimentação a água talvez?

    1. Boa questão amigo, mas acho que dai vai muito do ponte de vista do que a pessoa acha que é natural ou não… Trabalho com venda de soja não gmo, e alguns outros ingredientes… Até mesmo subproduto não gmo, o concentrado protéico de soja, hoje já se busca muito mudar esse destino de utilização de soja gmo … Se tiver interesse em falar melhor acesse o site da Opta Alimentos

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »