Relação entre o pH, Co2 e alcalinidade da água na aquicultura

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 995 outros assinantes

A relação entre o pH e o CO2 está na premissa que, quanto mais CO2 livre, menor será o pH, e quanto menos CO2 mais alcalino o pH.

Isso pode ser observado no início da manhã, onde o pH encontra-se baixo, e isso se deve ao fato de que a noite ocorre uma maior produção de gás carbônico pelas microalgas, peixes, etc. Já no decorrer do dia, com a fotossíntese consumindo CO2, a tendência é que o pH se eleve.

Em altas temperaturas há uma maior taxa de respiração dos organismos, consumindo rapidamente o oxigênio disponível, aumentando a produção de CO2 e consequentemente uma queda no pH.

Uma maneira de diminuir as variações de pH no viveiro, é aumentando a alcalinidade da água. A alcalinidade mede a capacidade da água de neutralizar os ácidos, ou seja, de tamponamento. Em viveiros com uma alcalinidade abaixo de 30 mg/L deve ser feita a calagem.

O oxigênio dissolvido pode ser incorporado aos viveiros de forma natural, pelo vento, correntes de água, ou pelo sistema mais indicado, que é usando aeradores mecânicos.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »