Anaplasmose

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

É causada por um parasita encontrado nos glóbulos vermelhos do sangue chamado de Anaplasma marginale.

Ela é transmitida pelos animais infectados para os animais que são suscetíveis com imunidade baixa através da picada dos carrapatos, moscas e mosquitos e também pode ocorrer a transmissão através de agulhas e instrumentos infectados, ela pode ocorrer em conjunto com a piroplasmose no mesmo animal. Onde afeta com maior proporção os animais adultos. Se a vaca estiver contaminada ou se não for pré-imunizada o bezerro já nasce contaminado.

A doença têm um período de incubação que pode durar de 20 a 40 dias ou até mesmo ultrapassar três meses e seus sintomas irá variar de acordo com a idade e com a resistência do animal. Ela também produz ao animal uma elevação muito rápida da temperatura e logo depois ocorre uma queda abaixo da temperatura normal, também ocorre a aceleração do pulso e da respiração, paralisia da ruminação, perda de apetite, tremores musculares, perturbação cerebral com manifestações agressivas. O abortamento só ocorre quando a gestante não foi pré-imunizada.

Quando o animal chega na forma superaguda ocorre a morte do animal com poucas horas. Já na forma aguda podemos observar os primeiros sintomas de 1 a 3 dias. Já no caso dos animais que são curados eles adquirem a imunidade porém são portadores da doença por muitos anos podendo ser o responsável por infectar outros animais.

O que podemos observar na necropsia?

– anemia

– icterícia

– a distensão da vesícula biliar

– fígado ictérico

– sangue aquoso

– anemia nos pulmões

– gânglios entumecidos

– fezes ressecadas

Podemos tomar algumas medidas preventivas da doença como o combate dos carrapatos e moscas, e na hora de adquirir novos animais no rebanho e também são necessários cuidados aos animais que foram introduzidos depois de ser medicados e recuperados.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »