Bem-estar animal na Bovinocultura Leiteira

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 997 outros assinantes

Mudanças mundiais no perfil dos consumidores vem aumentando cada vez mais a procura por produtos que respeitem a qualidade de vida dos animais de produção, não sendo diferente no caso dos bovinos leiteiros. A preocupação com o bem-estar animal está concentrada em três bases gerais sendo elas: O animal está funcionando bem, o animal se sente bem e o animal é capaz de viver uma vida razoavelmente natural. Comumente essas bases ficaram conhecidas como as cinco liberdades dos animais e estão descritas abaixo:

  1. Liberdade de sede, fome e má-nutrição

Os animais devem ter acesso a uma dieta balanceada, adequada para cada idade e cada fase produtiva e que supra suas exigências nutricionais mantendo a saúde e vigor. Da mesma forma, é imprescindível que o animal tenha água fresca e limpa disponível a todo momento.

2. Estar livre de desconforto

Independentemente do sistema adotado, é importante que os animais do rebanho tenham acesso a instalações próprias a cada fase produtiva e que proporcionem descanso e abrigo adequados.

Por exemplo, o sombreamento para animais a pasto, número de baias/camas suficientes no sistema free stall, área de cama suficiente em sistema de compost barn e disponibilidade de comedouros e bebedouros que atendam a todos sem que haja competição.

3. Livre de dor, ferimentos e doença

Uma boa saúde é fundamental para o bem-estar do rebanho e por isso ter medidas para prevenção e contenção de doenças e ferimentos é essencial. O monitoramento dos animais é necessário para obter o diagnóstico precoce de doenças impedindo sua proliferação e possibilitando o tratamento adequado de forma rápida.

Além do mais, dispor de acomodações livres de pisos irregulares, sem areia e pedras ou ainda sem obstáculos que impeçam a locomoção dos animais também faz-se necessário e pode evitar problemas no rebanho como a claudicação.

4. Livre para expressar seu comportamento natural

O ambiente deve possibilitar que os animais expressem seu comportamento natural sem desconforto, com espaço razoável e se possível com a companhia de outros animais da espécie. Comportamentos como deitar, levantar, virar, manifestar cio, se locomover, etc.

5. Livre de medo e de estresse

Se tratando da bovinocultura leiteira, as vacas devem ser conduzidas para ordenha de forma calma sem gritar ou bater. A ordenha em si, deve ser realizada de forma tranquila sem uso de violência;

No momento do parto, não deve haver interferências para que o mesmo ocorra de maneira mais rápida, essa interferência deve ocorrer apenas se houver necessidade de auxílio no parto. Em realizações de manejo nenhum animal deve ser puxado pela cauda, pele, orelhas ou outros membros.

Dessa maneira, a realização de práticas como as citadas tem como prioridade melhorar o bem-estar dos animais, mas acaba por refletir também na produtividade e lucratividade, pois animas com melhor qualidade de vida produzem mais e permanecem por mais tempo no rebanho. Tudo isso com a visão de que os consumidores estão cada vez mais exigentes e em busca de produtos “politicamente corretos”, ou seja, que respeitam os animais.

Vacas ingerindo dieta equilibrada e água limpa (Fontes: agroceres Multimix e Cotrisoja)
Sistema Free Stall e a pasto com conforto ( Fontes: Alerta Paraná e Educapoint)
Sistema de monitoramento e inteligência para manejo de rebanhos leiteiros e  automação em sistemas de produção de leite - Portal Embrapa
Monitoramento de rebanho (Fonte: Embrapa)

Referências:

SANTIAGO, S. Bem-estar animal: uma questão de humanidade que gera bons resultados. 2018. Disponível em: https://www.milkpoint.com.br/

Revisão convidada : O bem-estar do gado leiteiro – conceitos-chave e o papel da ciência. 2010. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/

Conheça as cinco liberdades dos animais. 2017. Disponível em: https://certifiedhumanebrasil.org/

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »