Cultivo de Dourado

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

O dourado (Salminus maxillosus e Salminus brasiliensis – espécies encontradas no Brasil) é um peixe carnívoro recorrente em águas da Bacia do Prata e Bacia do São Francisco, sendo um dos principais peixes de águas brasileiras. Sua reprodução ocorre de outubro a janeiro, peixe de piracema (sobem à cabeceira dos rios para reprodução) e de desova total, com grande valor comercial e bastante utilizado para pesca esportiva.

q
Peixe Dourado (Fonte: Ambiente Brasil)

Os machos atingem maturidade sexual por volta de um ano e as fêmeas dois anos, dependendo das condições que se encontram. São peixes muito utilizados para cultivo intensivo podendo chegar a 1 kg no primeiro ano, novamente, dependendo das condições que encontram. Podem também chegar a mais de 1 m de comprimento, sendo que na fase adulta as fêmeas são maiores que os machos (dimorfismo sexual).

Dourado, lei de proteção, Paraná
Dourado (Fonte: Fish TV)

No Paraná sua pesca está proibida até 2026 – lei assinada pela governadora Cida Borghetti em 2018 – com fins de preservação da espécie e repovoamento nos rios. Porém há ressalvas na lei, como o “pesque e solte” em águas paranaenses, o não cumprimento da lei pode gerar multa de até R$100.000 entre outras penalidades (Fonte: Fish TV).

Segundo estudos, um dos principais entraves da produção de dourado em cativeiro é o custo de sua alimentação devido ao seu hábito carnívoro. Necessita de alimentação de ótima qualidade e rica em proteína tornando isso um custo elevado. Além disso, possuem baixa taxa de fertilização, hábito alimentar carnívoro desde os primeiros dias de vida, canibalismo acentuado e dificuldade para aceitar ração.

O cultivo de dourado ainda necessita de muito estudo e conscientização para preservação da espécie. Além disso, apresenta alto valor comercial, tendo grande potencial para cultivo. O Brasil pode ser pioneiro para a produção, devido a sua grande quantidade de rios e por ser um peixe nativo.

Referências:

http://www.sema.piracicaba.sp.gov.br/

http://www.aquarismopaulista.com/

https://www.fishtv.com/

3 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »