Cruzamento Industrial de Bovinos de corte

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 995 outros assinantes

O objetivo do cruzamento industrial é ter uma combinação entre raças de subespécies distintas (Zebuína e Taurina). As características das raças selecionadas devem se completar e como consequência atingir a heterose.

Um dos principais fatores que gera investimento nessa área é o aumento da lucratividade através da potencialização da produtividade – de modo a atender, precoce e efetivamente, a exigente demanda do mercado, visto que neste gênero de cruzamento há uma grande flexibilidade de raças e produtos derivados para atender todos os consumidores. Além disso, o manejo resulta em animais com características produtivas superiores à de seus pais, pois os progenitores devem ser animais puros, de raças distintas. Por exemplo, alguns produtores rurais vêm apostando no cruzamento: Angus x Nelore; pois suas características originam animais com puberdade precoce e maior ganho de peso.

O cruzamento industrial pode ser classificado em:


Rotacionado (retrocruzamento): As fêmeas oriundas do cruzamento entre duas raças distintas (F1), são destinadas a cruzar com indivíduos de uma das raças de seus genitores.

Rotacionado-terminal: Após o cruzamento entre duas raças também distintas, as fêmeas oriundas desta prole devem ser utilizadas em um novo cruzamento com uma terceira raça. Desta maneira os indivíduos descendentes agregam características de 3 raças, estes são destinados ao abate.


Terminal: Cruzamento entre duas raças no qual os descendentes são destinados ao abate.

Portanto o cruzamento industrial é um recurso que não preza pela pureza do produto, mas que qualifica a produção, potencializando as características individuais de cada raça. É importante ressaltar que o retorno sobre o investimento não é imediato, porém o método é efetivo e lucrativo a longo prazo.

Referências:

Cruzamento Industrial: um mundo de possibilidades lucrativas

https://www.beefpoint.com.br/cruzamento-industrial-para-producao-de-carne-5177/

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »