Ceratoconjuntivite Infecciosa Bovina

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

A ceratoconjuntivite infecciosa bovina é uma enfermidade ocular dos bovinos onde afeta principalmente as raças europeias, conhecida como doença do olho branco, pink eye ou lágrima. A CIB e responsável por grandes perdas na produção, dificuldades no manejo e com um alto custo no tratamento, onde têm uma facilidade para expandir a doença dentro do rebanho. Têm como agente etiológico uma bactéria chamada Moraxella Bovis, podendo se apresentar em três fases, aguda, subaguda ou crônica, pode afetar um ou ambos os olhos do animal, onde seus primeiros sinais são o lacrimejamento intenso, fotofobia com contrações involuntárias da pálpebra, logo podendo ocorrer a opacidade no centro da córnea que poderá evoluir para ulceração, logo poderá ocasionar uma cegueira temporária ou permanente.

Sua ocorrência se dá com maior frequência nas estações quentes, onde se têm o aumento do fotoperíodo e dos vetores (Mosca autumnalis e M. domestica). Considerada uma doença altamente contagiosa onde sua transmissão se dá através do contato direto, descarga nasal ou ocular ou pelos vetores.

O controle deve ser feito nos animais com quatro meses de vida através da vacina que contém os antígenos de fímbrias e logo após 21 dias da primeira aplicação ocorre então a segunda dose da vacina, também é essencial que se faça o controle de moscas e o uso de repelentes.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »