Baby Beef é carne de bezerro?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

Quantas vezes você já ouviu de terceiros que o Baby Beef é a carne retirada do bezerro? 

Muitos defensores dos direitos dos animais que pregam uma alimentação a base de vegetais, usam desse argumento para comover mais e mais pessoas e difamar a pecuária. 

Por mais sugestivo que seja o nome Baby Beef, na América Latina ele consiste num corte tradicional de carne bovina, um medalhão alto do coração da alcatra, ou miolo da alcatra. Trata-se de uma peça pequena, que raramente ultrapassa 800 gramas. 

Fonte: G1

Ou seja, não é retirado de um novilho, trata-se de um dos vários cortes da alcatra, apenas!

Já nos Estados Unidos, Baby Beef tem outro significado, e é usado para definir carne de vitelos, bois extremamente jovens, uma carne com coloração mais clara e macia.

Fonte: Cozinheiro Virtual

Assim, o mercado de vitelas surgiu como uma solução para a indústria de laticínios que não tinha aproveitamento dos bezerros nascidos das vacas leiteiras. 

3 respostas

  1. “Muitos defensores dos direitos dos animais que pregam uma alimentação a base de vegetais, usam desse argumento para comover mais e mais pessoas e difamar a pecuária”. Olá, meu nome é Thais, sou estudante de nutrição, não sou vegetariana e nem vegana, mas tenho preocupação e consciência pelos alimentos que consumo e de onde eles vem. Acredito que isso seja uma tendência mundial de uma nova geração. Não concordo quando dizem “comover mais e mais pessoas e difamar a agropecuária”. Sabemos que nossa população é gigantesca e tem cada vez mais fome e atender à essa demanda está cada vez mais difícil. As indústrias de alimentos buscam cada vez mais alternativas para atender à essas necessidades e também acabam crescendo no mercado…todo aquele papo que conhecemos!…Enfim, acredito que a agropecuária também deveria assumir mais responsabilidade com o meio ambiente e principalmente no respeito e no manejo desses animais, que hoje não passam de apenas um produto financeiro e de sem expansão de consciência alimentar mundial. Todos sabem que, não temos a necessidade nutricional de ingerir a quantidade de carne vermelha (proteínas) como estamos ingerindo, sem nenhuma preocupação e respeito com nossa saúde, com os outros, com os animais e com o meio ambiente. Precisamos ter mais responsabilidade com as informações que queremos transmitir para a população, pois formamos opiniões, que na maioria das vezes chegam até pessoas sem o menor nível de instrução. Obrigada por este espaço de diálogo e acho que abertura é muito importante.

    1. Olá Thais, como vai? Obrigado pelo seu posicionamento. O blog é exatamente para trazer esse espaço de trocas de ideias. Infelizmente os movimentos extremistas (ambientalistas e veganos) deturpam o Agro e pintam eles como o maior vilão do aquecimento global, da insegurança alimentar e dos desmatamentos. Contudo, não é assim, fazendeiros que maltratam seus animais são minorias, da mesma forma que existem veganos racistas, homofóbicos etc, ou seja, há minorias ruins em quaisquer área da sociedade. Agora deixe-me trazer alguns pontos importantes. O agro hoje é responsável por uma enorme parte dos empregos produzidos no Brasil, Toda propriedade rural hoje tem no mínimo 20% de áreas preservadas (APPs), a pecuária brasileira à pasto é praticamente neutra quando falamos de emissão de carbono, isso porque a pastagens capta uma quantidade enorme de carbono. O desmatamento da Amazônia se dá pelo valor das madeiras que há lá, ninguém desmata para colocar gado (“como pode toneladas e toneladas de madeira cruzar o país até o litoral e ser embarcado para a europa sem ngm ver?”). A carne vermelha já saiu do radar dos médicos, inclusive sendo indicada para inúmeros quadros clínicos. Por fim, dados recentes da FAO estimam que até 2050 a população irá crescer, de forma mais lenta mas irá, e o crescimento do consumo de carne e sua produção irá acompanhar. Carne de laboratório nem precisa entrar nesta discussão, porque se vamos falar de saúde, um amontoado de conservantes e antibióticos replicando celulas exponencialmente podendo replicar celulas cancerigênas não vai ser saudável. Fique a vontade para responder e irmos trocandos ideias, incluise, gostaria de ver o que podemos (agro) melhorar de acordo com sua percepção.att.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »