Peixes Ornamentais: Peixe Palhaço e Cavalo Marinho (nicho de mercado para o Zootecnista)

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

Os peixes ornamentais são muito encantadores e uma ótima opção de pet para quem mora em locais em que não há espaço para outro animal. Necessitam de poucos cuidados, mas que definirão sua qualidade de vida e longevidade, além disso – em um mesmo aquário – é possível criar diferentes espécies, desde que haja um bom convívio. As principais áreas de atuação que um zootecnista pode estar inserido são a nutrição e genética desses animais.

Sem dúvidas o peixe palhaço é um dos favoritos para a prática de aquarismo, é conhecido também como peixe das anêmonas por viver entre esses seres vivos. Habitam corais nas águas rasas do oceano Pacífico e Índico onde vivem em uma anêmona estabelecendo relação de simbiose, alimentando-se de plânctons. Podem medir cerca de 10 cm de comprimento, as fêmeas são maiores que os machos e apresentam uma fina camada de muco no corpo que impede a urticária causada pela anêmona hospedeira. Nesta mesma anêmona é feito o ninho para colocar os ovos, o macho é quem cuida até a eclosão, além disso, não são grandes nadadores o que sempre os mantêm perto do seu ninho. Uma curiosidade é que existem dois tipos de peixe palhaço, o falso e o verdadeiro, a diferença está na coloração preta ao redor das listras brancas, no peixe palhaço verdadeiro esse contorno preto é mais espesso. Outro fato curioso é que filhotes de peixe palhaço são sempre machos, o maior peixe da ninhada se torna fêmea.

© cbpix/Shutterstock.com
Peixe Palhaço (Fonte: Escola Britannica)

Outro animal que chama muito a atenção para o aquarismo sem dúvida nenhuma é o cavalo marinho, ao contrário do que muitos ainda pensam é que sim, esses animais são peixes e não mamíferos. Os cavalos marinhos são peixes ósseos e possuem exoesqueleto, seus olhos funcionam independente um do outro, isso facilita muito na procura de alimento. Possuem um focinho alongado que possibilita a procura de alimento em buracos e uma cauda “enrolada” que forma uma espécie de gancho para que possam segurar-se em locais para não serem arrastados pela correnteza. Se alimentam de pequenos crustáceos como camarões e outros animais marinhos.

Os cavalos marinhos são monogâmicos e como muitos devem saber, o macho é quem gera os filhotes após a transferência dos gametas femininos. A gestação pode durar de 14 dias a 4 semanas e o parto pode durar até 12 h. Um fato curioso também é que os cavalos marinhos possuem habilidade de camuflagem, podendo se esconder de predadores em meio à pedras e plantas. Esses animais sofrem com a ameaça de extinção devido a poluição dos mares (assim como todas as outras espécies) , com a sua captura para uso medicinal, como decoração (vendidos secos) e para criação em aquários, acredita-se que menos da metade sobreviva a essa captura.

Cavalo-marinho grávido
Cavalo Marinho em gestação (Fonte: Toda Matéria)

Obviamente existem muitas outras espécies de peixes ornamentais como o betta, néon, telescópio e acará, cada um com sua beleza particular. O que com certeza todas compartilham são os cuidados necessários com alimentação, qualidade de água, bem-estar, convívio com os outros animais do aquário entre outros. É necessário também que se tenha certeza absoluta da origem do seu peixe ornamental para que não esteja contribuindo com o comércio ilegal. Tendo todos os cuidados necessários o peixe ornamental pode viver durante anos.

Referências:

https://escola.britannica.com.br/artigo/peixe-palha%C3%A7o/625720

https://www.aquariodesp.com.br/novo/peixe-palhaco

https://www.bioicos.com.br/post/cavalos-marinhos-mamiferos-ou-peixes

https://www.todamateria.com.br/cavalo-marinho/

5 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »