Como um zootecnista pode atuar no mercado de contratos futuros?

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 989 outros assinantes

O mercado futuro ou contratos futuros é uma forma de derivativo, que consiste na venda e compra de contratos por meio da bolsa de valores, ou seja, você compra um contrato de venda a um certo valor, e pode vender com lucro ou prejuízo. A venda e compra desses contratos são bem parecidos com o mercado de ações, com a exceção de que commodities tem um prazo de validade, logo os contratos também possuem.

Os contratos são diversos, e podem ser financeiros, ambientais e agrícolas, porém vamos focar nos agrícolas que são as commodities, mais especificamente o boi gordo e o milho (produtos mais ligados a Zootecnia).

Qual a vantagem do produtor fazer isso? A vantagem é que, a grosso modo, o produtor garante o preço da safra que ele almeja, e ainda vende o risco que ele corre com as oscilações da saca ou arroba. E quem compra esse risco são os traders que agem na bolsa. O trader pode comprar o risco achando que vai dar tudo certo e a colheita vai ser um sucesso, ou pode comprar apostando na queda. Isso de forma resumida e simples.

Tá, mas e o zootecnista?

O zootecnista entra tanto na produção quanto na parte das operações, se um produtor é atendido por um zootecnista a volatilidade imposta a ele é reduzida, logo as pessoas irão comprar mais apostando no sucesso da safra. Do outro lado, um zootecnista está mais antenado ao movimento das principais commodities agrícolas, e sabe se vale a pena apostar na baixa ou na alta da produção, já que ele pode prever que irá ocorrer uma estiagem (através de estimativas metereológicas), e que com isso a produção de forragens é afetada, logo, a produção bovina também.

O mercado de derivativos é uma forma de investimento assim como as outras. Se você estuda e se aprofunda, diminui os riscos de perda, se entrar sem preparo poderá sair perdendo, apesar de ter citado acima o termo ” aposta “, quando se estuda você retira o mesmo e acrescenta investimento, caso contrário será apenas uma loteria.

O mercado futuro está crescendo em números de investidores a cada dia que passa, e é mais um ramo onde os Zootecnistas, agrônomos e veterinários podem atuar, com um maior aprofundamento no mercado financeiro e econômico…

Espero ter ajudado.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »