A Piscicultura no Brasil (uma breve introdução)

A piscicultura é um ramo da aquicultura e significa, resumidamente, o cultivo de peixes, seja em água doce (piscicultura continental) ou água salgada (piscicultura marinha). Certamente, junto da agricultura, é uma das atividades mais antigas praticadas pelo homem havendo relatos de criação de tilápia-do-nilo há mais de 4.000 anos pelos egípcios.

O Brasil possui um grande potencial para desenvolvimento dessa atividade devido a sua extensa faixa litorânea e bacias hidrográficas. Grande parte da produção do pescado brasileiro está em fazendas que possuem represas ou tanques escavados (conhecidos popularmente como açudes). Outro fator que contribui para a produção no Brasil é o mercado consumidor, buscando cada vez mais uma alimentação saudável e diferenciada às demais carnes. Porém, ainda é limitante o custo do produto final e a informação ao consumidor.

Quanto aos tipos de criação, continental ou marinha, o cultivo continental é essencialmente em água doce, necessitando de tanques ou represas. Cultiva-se espécies tanto nativas quanto exóticas (principalmente a Tilápia, principal espécie exótica cultivada), porém precisa de mão-de-obra qualificada que se atente, entre outros fatores, à qualidade da água, visto que o animal realiza todas as suas funções vitais no mesmo ambiente. Já na piscicultura marinha, o cultivo é feito em gaiolas imersas no oceano (offshore), onde a água é renovada sem que haja necessidade de mão-de-obra nessa atividade, cultiva-se também diversas espécies como o Beijupirá, Robalo e Garoupa.

Dessa forma, há muito o que explorar em território brasileiro. Sua abundante diversidade em espécies possibilita que essa atividade continue crescendo e atendendo aos mais diversos interessados na área. Portanto, tecnologia, qualificação e conhecimento da espécie são grandes aliadas para o sucesso do cultivo.

A Tilápia é o peixe de água doce mais produzido no Brasil (fonte: Revista Globo Rural, foto Shutterstock)

Referências:

https://www.engepesca.com.br/post/piscicultura-tudo-que-voce-precisa-saber-sobre-criacao-de-peixes

https://revistagloborural.globo.com/vida-na-fazenda/como-criar/noticia/2018/12/como-criar-tilapia.html

2 comentários

  1. Sou tecnico agrícola…e tenho um sonho de criar peixes em tanque escavado em meu sítio..principalmente o tambaqui acho esse peixe o mais saboroso da nossa Amazônia. Pretendo conhecer ainda mais sobre esse peixe fantastico..obg!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s