Descubra o que é Lissa: Mecanismo utilizado na ingestão de água.

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

Beber água é algo tão normal, que nunca paramos para analisar a complexibilidade de realizar essa atividade. Certamente você já deve ter observado um cachorro bebendo água e reparou no formato de “concha” que sua língua faz para tomar a água. Isso ocorre devido uma estrutura anatômica situada na região ventral da língua (embaixo). Essa estrutura, denominada Lissa Sublingual, já foi muito confundida como verme por pessoas ignorantes, levando alguns cachorros a óbito. 

A Lissa é um cordão fibroso, com uma função essencial, a de permitir que a língua fique em formato de concha e de possibilitar a ingestão de água e alimentos. Sem a Lissa, os nossos cães não conseguem beber e comer devidamente! Por isso, muitos cachorros morreram após realizarem uma cirurgia fazendo a remoção desse “verme” e não conseguiram mais se alimentar e nem se hidratar de forma devida. 

O ato de beber água apresenta diferenças em diversas espécies, a língua e os músculos atuam no mecanismo da ingestão de água e esse processo apresenta uma particularidade em cada tipo de animal. 

Estruturas anatômicas para a realização da ingestão de água nos cães:

  • Músculo genioglosso possui a função de fazer o abaixamento da língua;
  • Músculo estiloglosso faz a lateralização da língua movimentando-a de um lado a outro;
  • Músculo Hioglosso faz a tração da língua em direção à faringe;
  • Lissa lingual: cordão fibroso presente embaixo da língua do cão que promove a capacidade de fazer a língua ficar em um formato de concha;
Pin em Design

Para mais conteúdos acerca de comportamento animal, psicologia canina e adestramento, me siga no Instagram:
https://www.instagram.com/luaninh4/

2 respostas

  1. Por favor pode me orientar ,tenho uma cachorra poodle esta com 16 anos,e tenho observado quando ela vai tomar água ela faz o movimento com a língua, mas não esta conseguindo beber, passei a dar água na seringa, toda vez,depois que vejo ela no bebedouro, você sabe me orientar porque isso acontece, e se estou certa de dar a água na seringa? E qual melhor maneira de fazer isso?

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »