Critérios para manter um confinamento – Parte II

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

Para obter e realizar um confinamento, é necessário um grande planejamento antecipado, para poder, assim, acertar as diversas variáveis e envolvidas nesse sistema. Então, alguns critérios são indispensáveis nessa prática, que ajudam os produtores terem um melhor resultado.

A seleção dos animais é de grande importância, já que o confinamento é uma estratégia de alto investimento, sendo ideal selecionar animais com grandes potenciais. É importante a ajuda de engenheiros agrônomos, zootecnistas, ou veterinários, para que o produtor possa escolher qual animal tem o peso suficiente para viver no sistema de confinamento, e qual animal não necessitaria desse sistema para ter o ganho de peso ideal.

A formação dos lotes é também muito importante, fazendo com que haja a homogeneidade entre os mesmos, como animais do mesmo sexo, peso, tamanho, e com grau de terminação semelhantes. Um ponto importante sobre a homogeneidade é a competição por recursos, como por exemplo, acesso ao cocho. E, ainda, é importante para que a venda de um lote inteiro seja realizada, permitindo menos vendas isoladas, e consequentemente, privilegie a parte financeira da propriedade.

Desse modo, os tratamentos sanitários são essenciais para manter o confinamento, principalmente, aplicando vermífugos na entrada dos animais na propriedade. No início, é de extrema importância que haja a adaptação dos animais perante a dieta, para que não ocorra doenças assintomáticas e prejudiciais, como a acidose, fazendo com que o desempenho do animal piore até a fase de abate. Lembrando que o manejo da alimentação tem que ser regrado e mantido como uma rotina, como número de ofertas por dia, e a divisão de cada um dos tratos em caso de espaço inferior ao desejado para animais consumirem ao mesmo tempo.

Um fator que, normalmente, recebe menor atenção, é a água. Ela tem que ser de boa qualidade, os bebedouros devem estar sempre limpos e em fácil acesso para os animais, sem contar com o volume da água, que deve estar disponível por pelo menos três dias, ou pelo prazo de manutenção de cada bebedouro.

Um ponto não obrigatório, mas que possui uma grande vantagem, é a pesagem intermediária dos animais, ela permite identificar pontos positivos e negativos do confinamento, e observar como está a funcionalidade e o desempenho dos animais incluídos nesse sistema. Permite identificar animais, que talvez, possam ter um grau de terminação mais eficaz que os demais. Por fim, a decisão de venda é muito importante, pois não é indicado manter o animal que já está apto para o abate em confinamento, esperando que ganhe mais peso. Nesse caso, o animal pode ganhar um peso mínimo por dia, fazendo com que o ganho diário desse animal seja baixo, ao ponto de se converter em valor de carcaça, e ser um valor menor do que ele se gasta por dia.

Referências:

Dez dicas para melhorar o resultado do seu confinamento

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »