Alimentação para animais utilizando Cana-de-Açúcar

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

Considerada a forrageira dos anos 2000, a cana-de-açúcar passou a ser um atrativo para a alimentação de ruminantes por sua alta produtividade, baixo custo (em média R$75,00 a tonelada), e por ser uma forrageira energética. Outro fator é por ser uma planta perene, que pode ser mantida por uma média de 5 anos sem ser renovada (atrativo para o pecuarista que terá economia no investimento de manejo da cultura). A produção da cana vai depender da sua variedade tendo uma média de 70t/hectare. 

Durante a época da seca é muito utilizada na alimentação de bovinos leiteiros, principalmente os criados a pasto, já que com a baixa densidade de chuvas, as baixas temperaturas e umidades, as pastagens perdem seu potencial de produção e nutrientes, sendo insuficiente até mesmo para a manutenção dos animais. É comum encontrar a utilização da cana-de-açúcar em confinamentos de gado de corte, por ser uma forrageira de baixos custos de produção.  

Porém essa cultura possui alguns limitantes, como a baixa qualidade de FDN que ocasiona retenção de fibras indigestíveis no rúmen, tendo perdas nutricionais, que pode limitar a ingestão para o animal, e a presença de fermentação indesejada no material picado que acaba diminuindo a qualidade do alimento. Uma alternativa para essa limitação é o processo de ensilagem, que permite sua conservação e mantença do valor nutritivo. Na ensilagem é importante o uso de aditivos, que além de conservar a silagem, contribui para bom estabelecimento da microbiota e estabilização rápida do pH. O uso da cana madura é recomendado por possuir maiores teores de nutrientes. 

A grande desvantagem da cana-de-açúcar comparada as outras forrageiras, é o baixo teor de proteína bruta (PB).  Os níveis de PB são entre 3% a 4%, e 3,2% a 3,7% de Matéria Mineral, e esses índices não são suficientes para a produção e nem as exigências de manutenção dos animais, por isso não é recomendado o uso dela isolada na alimentação, sendo necessário a correção com concentrados (proteicos e energéticos) e núcleos minerais. É muito comum a adição de ureia, porém se atente a quantidade fornecida para os animais, pois a ureia pode ser altamente tóxica se ingerida em grandes quantidades. 

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »