Melhor critério para descarte de matrizes

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 995 outros assinantes

Como resolver um problema, como vacas saindo vazias da estação de monta? Este problema é mínimo quando há apenas uma ou duas vacas vazias, mas, e se, por exemplo, 30% a 40% delas saírem vazias? Pode-se afirmar que no segundo exemplo essas vacas estão consumindo pastagem, mineral e água, e ainda sim não estão produzindo bezerros. No princípio, é interessante que se identifique os animais mais e menos produtivos, resultando em algo positivo, e praticamente sem aumento de custo.

O reconhecimento do rebanho da propriedade é de extrema importância no ponto de vista zootécnico, como taxas de prenhez, intervalo entre partos, natalidade, desmama, pesos na natalidade e mortalidade, entre outros. Para que haja uma correção na nutrição e manejo, é preciso acompanhar muito bem esses fatores, minimizando tais deficiências. É importante ressaltar que quanto mais cedo for identificado o problema, menos complexo será a correção.

O principal critério do descarte de gado de corte é a falha reprodutiva, ou seja, vaca saindo vazia da estação de monta. Para isso, é necessário realizar o diagnóstico de gestação (DG), sendo essencial para verificar a taxa de prenhez. Caso haja matrizes não prenhas que possuem bezerros ao pé, elas permanecem no rebanho até a desmama de seus bezerros, recebendo assim, uma segunda chance.

As novilhas que não emprenham, necessitam ser descartadas sem haver uma segunda chance; as chamadas vacas multíparas, com bezerros ao pé, podem merecer uma segunda chance caso essa seja a primeira falha reprodutiva dela; “vacas solteiras”, que falharam na estação de monta anterior e não estão com bezerro ao pé, também devem ser descartadas. É necessário acompanhar e dar uma maior atenção às chamadas vacas primíparas, vacas que tiveram seu primeiro parto e precisam terminar de crescer e atingir seu peso adulto, entrar em lactação para seu primeiro bezerro, e ainda, se possível, retornar a ciclicidade com suas funções fisiológicas normais. Contudo, essa classe de vaca é a mais exigente perante a nutrição e a chance de permanecer no rebanho.

Por fim, essa decisão de as vacas permanecerem ou não no rebanho é baseada nas condições de cada propriedade, ou seja, no objetivo, procurando saber se o local está preocupado em expandir, diminuir, ou manter seu rebanho, e ainda se tem condições de manter a quantidade de pastagens e a possível suplementação para a quantidade de matrizes.

Referências:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »