Escrituração zootécnica na apicultura

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

É de extrema importância a escrituração zootécnica que tem como significado, todas as anotações feitas dentro da criação animal, do nascimento dos animais até sua morte. Fundamentais para a análise de desempenho, auxiliando os profissionais do campo a tomar decisões e possibilitando comparar e selecionar animais com melhores índices zootécnicos.

Estes por sua vez, são medidos conforme a finalidade da produção do animal, áreas da zootecnia como por exemplo, bovinocultura de leite apresenta formas de levantamento destes dados mais difundidos como apresenta o Comunicado Técnico (MORAIS. F de A e EUSTÁQUIO. C de M J, 2007). No entanto, na apicultura é pouco difundido a pratica da escrituração zootécnica e sobre o levantamento de índices zootécnicos.

É de grande relevância o saber os índices zootécnicos apícola, pois a apicultura não consiste apenas em produção de mel, outros produtos advindos da criação de abelhas são: geleia real, própolis, pólen, apitoxina e cera. Com a escrituração é possível realizar a seleção das colônias para fins mais específicos aproveitando melhor seu potencial e possibilitando outras manutenções adequada no apiário.

Com a escrituração zootécnica difundida na apicultura poderia proporcionar melhor compreensão de alguns fatores que poderiam estar influenciando no distúrbio do colapso das colônias. Os órgãos e instituições tanto federais, estaduais e municipais deveriam apresentar incentivos e capacitação para que produtores realizem a escrituração, e instituições públicas apresentarem estudos expondo fatores que interferem no desenvolvimento das colônias.

Referências:

https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/65441/1/COT-54-Medidas-de-eficiencia.pdf

file:///D:/Downloads/Escrituracao_zootecnica_em_apiario_no_municipio_de.pdf

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »