Estratégias de recuperação de pastagens degradadas

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 989 outros assinantes

Segundo a Lapig (2017), no Brasil cerca de 70 milhões de hectares de pastagem encontram-se em algum grau de degradação. Os principais fatores de degradação de pastagem são o esgotamento da fertilidade do solo e o manejo inadequado do pastejo. Segundo Dias Filho (1998), o declínio da produtividade e o aumento do número de plantas invasoras são os principais sinais de início dos processos de degradação da pastagem. Uma alternativa para reverter esse processo é a recuperação da área degradada.

Essa estratégia é caracterizada pelo restabelecimento da produção de forragem da espécie já implantada na área, melhorando a fertilidade do solo e reduzindo a infestação por plantas daninhas. Dentre as principais estratégias de recuperação podemos destacar a vedação, utilizada para retirada dos animais, cessando o pastejo, dando condições para a recuperação da gramínea. A adubação visando restabelecer a fertilidade do solo. A gradagem, com objetivo de remover as plantas daninhas e promover a germinação de sementes armazenadas no banco de sementes da gramínea no solo. A integração entre a gramínea perene é uma de ciclo anual, como milho e sorgo.

A escolha da estratégia de recuperação vai depender de vários fatores como recursos, mão de obra e insumos. Silva et al. (2004) ao avaliarem efeitos de diferentes estratégias de recuperação de pastagem degradadas, verificaram que a vedação do pasto, aliada a adubação fosfatada foram mais eficientes na recuperação da B. Humidicola. Resposta semelhante verificado por Ydoyaga et al. (2006), onde observaram maior capacidade de recuperação da B. Decumbens usando a vedação e adubação fosfatada como estratégia. Contudo, a definição da estratégia de recuperação depende da avaliação por um técnico especializado.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »