Raça Holandesa

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

Pouco se conhece sobre a origem da raça Holandesa, havendo apenas algumas afirmações de que sua domesticação deu-se nas terras planas e pantanosas da Holanda setentrional e da  Frisa (Países Baixos) e também na Frisa Oriental (Alemanha). Já no Brasil, não foi especificada uma data de introdução no país, apenas citações em que, segundo os dados históricos referentes a nossa colonização, pressupõem-se que o gado holandês foi trazido nos anos de 1530 a 1535, época na qual o Brasil foi dividido em capitanias hereditárias.

Os criadores holandeses e alemães criaram e acompanharam o desenvolvimento da raça no intuito de obter animais com melhor conversão alimentar em pastejo, já que esse era o recurso mais abundante da região. Ao decorrer do tempo, o resultado adquirido foi uma vaca leiteira de elevada produção.

O gado holandês se caracteriza por sua docilidade e facilidade em manejo. A alta produtividade de leite, com boa concentração de sólidos, é sem dúvida alguma a principal característica da raça. Pode-se dizer, de modo geral, que é a maior produtora de leite, podendo atingir mais de 50 litros/leite/dia, em 3 a 4 ordenhadas.

Foi observado que em termos de adaptabilidade a raça sofria com variações climáticas mais acentuadas e temperaturas mais elevadas, o que refletia diretamente em seu desenvolvimento, produtividade e fertilidade. Sua rusticidade é mais acentuada, logo após adaptada a um determinado clima.

A fim de buscar animais mais adaptados as nossas condições climáticas, propuseram animais oriundos com a raça Holandesa, com o objetivo de manter a alta produtividade e raças mais adaptadas a região, como as zebuínas. Os principais cruzamentos foram realizados com a raça Gir (formando o Girolando), e com o Guzerá (formando o Guzolando ou Guzerando).

Visando atender as atuais necessidades do mercado, a busca de melhoria de vários aspectos como componentes dos sólidos do leite, precocidade dos animais e produtividade, surgiu a procura de novas alternativas genéticas, tendo o cruzamento Jersey x Holandês garantindo bons resultados.

Referências:

  • https://tecnologianocampo.com.br/raca-holandesa/
  • https://iepec.com/enciclopedia-de-racas-holandesa/
  • https://gadoholandes.com.br/a-raca/a-origem-da-raca-no-mundo/
  • SANTOS, L.V.M.A. CARACTERÍSTICAS DAS RAÇAS HOLANDESA E JERSEY E SEUS CRUZAMENTOS: REVISÃO. Universidade de Brasília – Unb. Brasília – DF, 2015.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »