Nutrição na apicultura

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 995 outros assinantes

A nutrição tem como objetivo o ato de ingerir alimento de forma balanceada, tendo em vista as necessidades individuais de cada espécie, diferente de alimentar-se que é a simples ação de ingerir o alimento.  A nutrição por sua vez é um dos pilares da zootecnia, ponto crucial para que o animal apresente o seu máximo desempenho com o menor custo, dentro da nutrição podemos dividir os animais em monogástricos (animais com um estomago simples) e os poligástricos (animais que possuem mais de  um compartimento gástrico).

 Algumas espécies zootécnicas apresentam mais estudos de necessidades nutricionais, e com isso os produtores possuem maior variedade e formas de nutrir seus animais. Na apicultura ainda faltam estudos sobre esse assunto, onde se demonstre a importância de uma nutrição balanceada para melhora da produção.  

Como o nosso país apresenta muitas variações climáticas, em algumas regiões, podemos ter um déficit de alimento natural para as abelhas, o que pode afetar gravemente o desenvolvimento das colônias e acarretando em prejuízos aos produtores. As fontes de nutrientes das abelhas em fartura de alimentos são geralmente através de flores, onde se coleta o néctar e o pólen e também recolhem água.

Quando a carência de alimento in natura ocorre os apicultores com o intuito de diminuírem a perda de colônias e manterem a população, introduzem alimentação artificial. A substituição do néctar é através de xaropes a base de açúcares água ou somente  açúcar, para compensar a falta do pólen se utilizam fontes como leveduras, “bifes” com farelo de soja podendo ter outras farinhas ou farelo em suas composições.

Mesmo fornecendo alimento não significa que estão recebendo todos os nutrientes necessários ou mesmo em quantidade suficiente. Esta é uma questão de suma importância, pois há uma escassez de trabalhos sobre nutrição apícola, e sobre qual seriam os possíveis malefícios dos alimentos artificiais na colônia e até mesmo nos indivíduos que consomem produtos oriundos de colônias alimentadas com alimentos artificiais. No entanto, este assunto também é pouco abordado nos cursos de zootecnia, sendo que a nutrição é um dos pilares do curso e as abelhas apresentam grande importância para a manutenção da agricultura.

Referências:

http://ciram.epagri.sc.gov.br/

https://www.agencia.cnptia.embrapa.br/

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »