Balanço energético negativo em vacas leiteiras

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 996 outros assinantes

O balanço energético negativo é um processo fisiológico natural e inevitável em vacas de alta produção. Antes do parto, quando as vacas estão no chamado período de transição, o gasto de energia está em equilíbrio com o consumo de matéria seca, pois os nutrientes são requeridos apenas para mantença e gestação.

Leia: Fatores que afetam o teor de gordura do leite

Quando ocorre o parto e a vaca sai do período seco para o início da lactação, a demanda de nutrientes e energia para mantença e produção de leite é muito alta, e o consumo de matéria seca ainda está baixo e não é suficiente para suprir toda demanda energética que o animal necessita. Nesta fase a vaca mobiliza suas reservas corporais para conseguir suprir as exigências de produção de leite e acaba diminuindo seu escore de condição corporal, ou seja, ela perde peso. 

Para minimizar os efeitos do BEN, é necessário controlar o escore de condição corporal das vacas antes do parto, não deixando ela parir nem magra e nem gorda, pois em ambos os casos haverá problemas que irão afetar a sua lactação e trazer prejuízos para a atividade. Se a vaca parir magra, ela perderá peso e isso irá interferir na reprodução, atrasando a primeira ovulação. Por outro lado, se parir gorda, a mobilização de gordura será muito alta e a vaca poderá desenvolver problemas metabólicos como cetose e deslocamento de abomaso. Ou seja, o ideal é que no momento do parto a vaca esteja com um escore de condição corporal de 3,5. (Lembrando que o escore varia de 1 a 5, sendo 1 extremamente magra e 5 extremamente gorda).

O pico de consumo de matéria seca ocorrerá algumas semanas após o pico de produção de leite, por isso a vaca deverá estar com boa condição corporal no momento de parto, para que sua recuperação ocorra de forma mais fácil e rápida, minimizando os efeitos negativos.

É fundamental ter um bom manejo nutricional no período de transição, aliado ao conforto e bem estar dos animais, para que esta fase não se transforme em prejuízos futuros para o produtor.

Leia: Estresse térmico em vacas leiteiras

Dúvidas? Siga-nos no Instagram para ter acesso a mais conteúdo! @dicasdazootecnista e @zootecnia_brazil.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »