Principal entrave na produção de pastagens no Brasil

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

A pecuária brasileira se baseia, principalmente na criação de bovinos a pasto, chegando a apresentar, segundo a Embrapa aproximadamente 200 milhões de hectares de pastagens nativas e/ou cultivadas.

Um levantamento realizado pela Embrapa pastagens indicou a baixa fertilidade como principal entrave na produção de pastagens no Brasil. A empresa brasileira de pesquisa agropecuária entrevistou cerca de 712 pessoas entre técnicos e pecuaristas, dos quais 42% indicaram a baixa fertilidade como maior entrave.

Além da fertilidade, o manejo, a seca e o elevado custo de implantação, recuperação e reforma do pasto são indicados como grandes obstáculos.

No geral, solos brasileiros são pobres em nutrientes e ácidos, levando à necessidade de correção e adubação. Contudo, segundo a mesma pesquisa realizada pela Embrapa, apenas 63% fazem correção do solo na implantação e apenas 57% fazem correção via calcário em pastagens já formadas.

Segundo a Embrapa, já existem diversas tecnologias que visem auxiliar o produtor a solucionar parte dos problema, como a utilização de cultivares adaptadas a baixa fertilidade e a recomendação do uso correto de corretivos e fertilizantes.

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »