Fatores que afetam o teor de gordura do leite

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 989 outros assinantes

O teor de gordura no leite varia conforme o padrão racial, genética, nutrição, estágio de lactação , época do ano e manejo, sendo a nutrição o principal fator relacionado a essa variação.

A gordura é formada na glândula mamária a partir de ácidos graxos que podem ser originados de 3 formas:  

1-originários da dieta e formados pela síntese “de novo”;

2- a partir de ácidos produzidos no rúmen(principalmente o acético) e transformados em ácidos graxos;

3- mobilização de reservas corporais.

Qualquer modificação na dieta dos animais que leve a alterações no pH ruminal tem reflexo sobre a gordura do leite. Por isso é importante a relação volumoso-concentrado, qualidade da fibra e digestibilidade do amido.

Dietas ricas em carboidratos não fibrosos (que são rapidamente fermentáveis) reduzem o teor de gordura pois causam uma queda no pH ruminal (acidose). A acidose leva a uma biohidrogenação incompleta dos AG, formando um AG Intermediário (o CLA trans-10,cis-12) que reduz a síntese “de novo” na glândula mamária, diminuindo o teor de gordura. 

Deve haver um equilíbrio entre a quantidade de fibra e de carboidratos não fibrosos na dieta, visando a saúde ruminal. Para isso, é importante a qualidade da fibra e que ela seja fisicamente efetiva, ou seja, que  tenha um tamanho de partícula que irá estimular a mastigação e a produção de saliva, aumentando o tamponamento ruminal e evitando quadros de acidose.

O padrão racial também é um fator importante. Vacas Jersey e Gir produzem naturalmente mais gordura do que as outras raças.

 Épocas do ano com altas temperaturas levam os animais ao estresse térmico, e com isso reduzem  o consumo de matéria seca e também o teor de gordura no leite.

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários e siga-nos no Instagram! @dicasdazootecnista e @zootecnia_brazil.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »