Raça caprina Saanen

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 996 outros assinantes

A raça de caprinos Saanen tem sua origem na Suíça. Estes animais se destacam bastante devido a sua capacidade de alta produção de leite, que pode chegar aos 3 kg por dia em média, podendo alcançar os 5 kg. Devido esta aptidão são comumente utilizados em torneios leiteiros e em exposições de animais. São de porte grande. As fêmeas da raça podem pesar de 50 a 90 kg  e os machos 80 a 120kg. 

As cabras da raça são boas matrizes e conseguem desenvolver e parir de 2 a 3 cabritos. Cabras primíparas geralmente parem 1 ou 2 cabrito apenas, e quando multíparas se aplica a estimativa citada anteriormente.

Possuem pelagem de cor branca, são de boa facilidade para o manejo, são bastante curiosos e interativos, tornando-se bem dóceis quando se acostumam com o indivíduo que convive diariamente na criação.

Devido a cor de sua pelagem é recomendada a criação em confinamento (em regiões áridas e semi-áridas por exemplo).

Durante a criação da raça aspectos referentes às instalações e higiene devem ser consideradas a fim de promover a estes animais um ambiente de bem-estar. Cuidados desde varrer diariamente todo o aprisco, limpar os cochos fazendo a retirada de sobras, fornecer bastante água de boa qualidade, esporadicamente passar a vassoura de fogo ou até mesmo fazer o uso de cal, realizar vermifugação e exames de fezes, dentre outros cuidados. Tudo isto é super relevante para a criação e impulsiona bastante os bons resultados que se almeja, favorecendo também a estes animais expressarem todo o seu melhor.

No que se diz respeito a alimentação todo animal precisa estar bem nutrido para que seu metabolismo funcione como o esperado e se obtenha uma boa produção. Por se tratar de ruminantes, é imprescindível na alimentação dos caprinos (por exemplo) o fornecimento de uma boa forragem, em forma de feno ou silagem, junto com um concentrado a fim de fornecer energia e sais minerais.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »