Raças suínas mais utilizadas no Brasil

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 989 outros assinantes

Sabe-se que a suinocultura tem crescido cada vez mais ao longo dos anos no Brasil, sendo um dos maiores produtores e exportadores de carne suína pelo mundo, o que a torna uma atividade de extrema importância na fonte de renda.

Representando cerca de 90%, as raças Landrace, Large White e Duroc, são as principais, tendo Hampshire e Pietrain em menor escala. Sendo assim, abaixo serão apresentadas as raças mais utilizadas no país, confira:

  • Landrace: é a raça mais produzida no país, caracterizada por pele e pelagem fina; animais adultos chegam entre 200 e 300kg, atingindo a idade de abate por volta dos 6 ou 7 meses de vida, quando alcançam aproximadamente 80kg. As fêmeas são comumente utilizadas como matrizes, devido a sua alta capacidade reprodutiva;
  • Large White: apresentam bom ganho de peso diário e ótimo rendimento de carcaça, com capacidade reprodutiva significativa. Comumente são cruzados machos Large White com fêmeas Landrace, para a produção em escala industrial; Possuem pelagem branca.
  • Duroc: é explorada principalmente na produção de banha e toucinho, consequência do grande peso diário, onde após completarem um ano, machos atingem 170kg e fêmes 225kg. São animais fortes e muito ágeis e possuem pelagem vermelha.
  • Pietrain: por apresentar ótima conversão alimentar destina-se principalmente na produção de carne e toucinho, superando o rendimento de carcaça das raças acima. Possuem pelagem branca com manchas pretas.
  • Hampshire: são destinanados, principalmente, para a produção de carne fresca, devido a capacidade de atingerem até 300kg em seu primeiro ano de vida. As fêmeas apresentam altos índices de fecundidade, podendo gerar até 9 leitões por prenhez. Possuem pelagem curta e mesclada, são animais pretos com faixas de pelos brancos na altura dos membros anteriores.

O Brasil tem se destacado positivamente no mercado de carne suína, cada vez ampliando mais seu potencial e a participação em tal. Com toda organização envolvida para atender a demanda, vem a cada dia alcançando novas oportunidades em novos mercados.

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »