A importância das reservas orgânicas na rebrota de gramíneas

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

As reservas orgânicas são definidas como carboidratos e proteínas armazenadas em órgãos permanentes (base do caule e raízes), sendo responsáveis, juntamente com a área foliar remanescente na manutenção e sobrevivência dos órgãos remanescentes após a desfolha, além de auxiliar no fornecimento de nutrientes para a restauração foliar.

Carboidratos de reserva – Em gramíneas tropicais, o principal carboidrato de reserva é o amido, armazenado nas raízes e base do caule, fornecendo energia e esqueleto de carbono para a respiração de manutenção e crescimento. O amido tem características positivas que o tornam bem adaptado a função de reserva, devido ao fato de que podem ser mobilizados por hidrólise ou por processos que envolvam a fosforilação direta de resíduos de glicose terminais.

Proteínas de reserva – Diferente dos carboidratos, poucos trabalhos evidenciam quais proteínas atuam como reserva durante a rebrota. Porém, proteínas presentes na base do caule e nas raízes podem em geral, atuarem como fonte de aminoácidos para a rebrota, uma vez que a restauração foliar se torna um dreno prioritário.

A quantidade de carboidratos e proteínas a serem mobilizadas durante a rebrota, dependerá da intensidade e da frequência da desfolha. Se a área foliar remanescente for pequena e de baixa capacidade fotossintética, as reservas serão mais necessárias. Quando a frequência de desfolha for mais frequente e intensa, os níveis das reservas diminuem na planta e sua rebrota será mais lenta.

Por isso, as alturas de resíduos pós pastejo são tão importantes, pois evitam a redução drástica da fotossíntese e na mobilização de reservas orgânicas.

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »