Uso de cana com ureia na alimentação de bovinos

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

A sazonalidade da produção de forrageiras no Brasil afeta a disponibilidade e a qualidade da forragem, limitando o desempenho animal. Uma alternativa viável é o fornecimento de cana com ureia para os animais. A cana é uma forragem que possui muitas vantagens, como: alta produção/hectare; implantação e manejo simples; é rica em carboidrato (sacarose); o período de maturação e colheita coincide com a época seca do ano; possui alta palatabilidade; tem baixo custo.

Porém, possui deficiência em proteínas e alguns minerais e tem fibra de baixa qualidade. Recomenda-se incluir 1% de ureia (ureia + sulfato de amônio) diluída em água na cana picada, ou seja, para cada 100 Kg de cana, usar 1 kg da mistura de ureia + sulfato  ( 900g de ureia + 100g de sulfato). A mistura de ureia + sulfato será na proporção de 9:1, isto é, 9 partes de ureia e 1 parte de sulfato de amônio. Isso fará com que o teor de proteína se eleve de 3% para 11%.

O sulfato de amônio é necessário para que a flora ruminal possa produzir aminoácidos sulfurados que são essenciais para os ruminantes. E a diluição na água facilita a distribuição uniforme da ureia à cana. Mas antes é necessário fazer a adaptação dos animais, para que não ocorra intoxicação, fornecendo na primeira semana 0,5% de ureia + sulfato e a partir da segunda semana, 1%. Também é importante que os animais tenham acesso a um bom sal mineral, de modo a suprir a deficiência de minerais da cana de açúcar.

Dúvidas? Deixe aqui nos comentários! E se você quiser saber mais sobre ruminantes, siga o @dicasdazootecnista. Lá você encontra várias dicas sobre produção animal. Até breve!

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »