Microbiota Ruminal

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 994 outros assinantes

O rúmen é um compartimento do estômago que pode ser definido como uma câmara de fermentação habitada por microrganismos, sendo os principais as bactérias, protozoários e fungos, que mantem uma relação benéfica denominada de simbiose mutualística.

Esses microrganismos anaeróbicos, degradam carboidratos, proteínas e nitrogênio não proteico, e em consequência ocorre a produção de ácidos graxos de cadeia curta (AGCC), proteína microbiana e a produção de diversas vitaminas, exceto as vitaminas A e D.

Mas porque devo saber sobre esses microrganismos? Qual a importância disso para minha produção?

A resposta é simples, uma pequena alteração no funcionamento normal da flora ruminal pode ter resultados enormes na produção animal, sejam positivos ou negativos, isso porque esse equilíbrio afeta diretamente a disponibilidade de nutrientes e a saúde do mesmo. E quanto mais se sabe sobre o funcionamento do rúmen e de seus microrganismos, mais podemos saber sobre a degradabilidade e digestibilidade das fibras, principalmente no Brasil que possui uma diversa gama de gramíneas forrageiras, e ainda é o principal e mais barato alimento da pecuária.

Essa é apenas uma introdução sobre a microbiota ruminal, logo farei publicações falando sobre cada microrganismo do rúmen…

Então inscreva-se adicionando seu email abaixo.

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »