A utilização da enzima Fitase na nutrição animal

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

Não é novidade que o Brasil é um grande produtor de proteína animal, e algumas culturas tem destaque, como a suinocultura e avicultura. A base da dieta desses animais e composta por ingredientes de origem vegetal, em especial o milho e soja, que produzimos em grande escala.

Atualmente busca-se alta produtividade aliada a sustentabilidade. Entretanto, há suinocultura e avicultura possui alguns desafios, um deles é a suplementação de alguns nutrientes em especial o Fósforo(P), e outro desafio que é o mais importante diz respeito a poluição(Eutrofização) dos rios e solos, devido o descarte irresponsável de dejetos, que são ricos em Fósforo fítico que não são absorvidos pelos animais.

Com isso, estudos recentes procuram formas de se gastar menos com suplementação de P, e melhorar o metabolismo do mesmo.

O P dos vegetais encontram-se na forma de fitato, uma molécula que em geral não esta biodisponível para animais monogástricos(Aves, Suínos) devido a ausência da enzima fitase, que é produzidas por alguns microrganismos.

O fitato ainda prejudica a digestão e a utilização de alguns íons, como Ca, Mg, Cu, Mn, Fe, Zn, isso porque o fitato se liga esses cátions formando complexos insolúveis.

A fitase age hidrolisando a molécula de fitato, no trato gastrointestinal, o P liberado pode ser usado como P inorgânico pelo animal e atuar nas diversas funções orgânicas. A enzima tem sua atuação ativa em pH 5, sendo muito sensível a variações de pH.

Assim, pesquisas e a utilização da enzima fitase exógena vêm demonstrando resultados positivos, reduzindo a necessidade de suplementação de P, e consequentemente reduzindo a concentração de P excretado nas fezes, além de auxiliar na biodisponibilidade dos demais minerais essenciais para o funcionamento normal do organismo.

Estrutura da Fitase

Referências:

SCOTTÁ, B.A. et al. Utilização de fitase na alimentação de aves e suínos. PUBVET, Londrina, V. 8, N. 2, Ed. 251, Art. 1660, Janeiro, 2014, In: http://www.pubvet.com.br/artigo/298/utilizacao-de-fitase-na-alimentacao-de-aves-e-suinos

REVISTA ELETRÔNICA NUTRITIME – ISSN 1983-9006 www.nutritime.com.br
Artigo 311 Volume 12 – Número 04– p. 4127 – 4139 Julho/Agosto 2015
IMPORTÂNCIA DA ENZIMA FITASE NA NUTRIÇÃO ANIMAL

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »