O que a Lei 5.550/68 Impacta para a Zootecnia atualmente

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 1.000 outros assinantes

A lei 5.550 foi sancionada em 04 de Dezembro de 1968, pelo então presidente Costa e Silva, e não se têm duvidas de que foi de uma grande importância para a Zootecnia se consolidar. No entanto, tal lei se mantem de forma quase intacta, tendo apenas um paragrafo único revogado e um art. vetado, o que trás consequências para a profissão atualmente que vive um momento totalmente diferente do que era no ano de 1968.

Quando a lei foi sancionada, ainda não havia profissionais formados, e era de tamanha importância que os Agrônomos e Veterinários dessem suporte para que o mercado não estacionasse… E é por isso que no Art. 2 Alínea C, garante o direito desses profissionais de atuarem como Zootecnistas.

O que é Zootecnia?

Contudo, atualmente o Brasil possui 35 mil profissionais, 107 cursos por todo país, e 18 mil estudantes (ABZ, 2018), e em 2019 o curso ainda entrou para lista dos 40 cursos mais procurado pelos brasileiros, o que se deve pela ampla formação e oportunidades no mercado de trabalho. O que já não se dá sentido a alínea c do Art. 2, e acaba por criar intrigas entre os profissionais.

Ultimamente, devido ao egoísmo do CFMV, nós Zootecnistas, seja graduandos ou profissionais, somos alvos de ataques do mesmo, que como um conselho de duas profissões procura beneficiar uma, limitando a área de atuação do Zootecnista como forma de sobrepor o medo dos mesmos de perder área no mercado, o que é uma hipocrisia.

E nesse momento é mais importante do que nunca, que a classe junte forças para que possamos, conseguir um conselho próprio e ter funções privativas ao Zootecnista, que estuda 5 anos e tem competência o suficiente para caminhar com as próprias pernas.

E quando eu digo juntar forças quer dizer, “pegar na mão da Abz” e seguirmos juntos, pois, a única linha de defesa que temos é a Associação Brasileira de Zootecnistas-Abz, que consegue com a pouca colaboração financeira que recebe, entrar com recursos contra atos de falta de respeito do CFMV.

Então já venho te convidar a ser sócio da Abz, e a ajudar a nossa profissão que só tem a crescer nesse nosso rico Brasil.

Vamos tirar a bunda do sofá, e parar de ficar indignados sem agir, essa lutas é de todos nós…

Para se associar na Abz, Clique Aqui

Uma resposta

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »