Nelore, a raça símbolo do Brasil

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

Como já dito em outra publicação, atualmente o Brasil tem o maior rebanho bovino comercial do mundo, e fica atrás somente da Índia no rebanho total. E isso se deve talvez a raça mais produzida em solo nacional, o Nelore.

O nelore é um bovino da espécie Bos Tauros indicus, descendente do Bos primigenius no qual possivelmente deu origem ao mesmo e aos Bos tauros tauros, simplificando, os bos tauros indicus são os zebuínos e os tauros tauros são os europeus.

Nelore é o nome de um distrito da antiga Província de Madras, Estado de Andra, situada na costa oriental da Índia, onde foram embarcados os primeiros animais para o Brasil, e que geraram o nome da raça (ACNB, 2019).

Veja agora: Qual a importância do Zootecnista na Pecuária brasileira?

Desde que chegou ao Brasil os animais da raça tiveram uma rápida adaptação graças a sua rusticidade, e criados em sistemas extensivos logo se espalharam por todo país.

Hoje, estima-se que o Brasil possui um rebanho com mais de 200 milhões de bovinos de corte e leite criados a pasto, dos quais 80% do gado de corte é Nelore ou anelorado, o que equivale a mais de 100 milhões de cabeças (ACNB, 2019).

Graças a precocidade da raça , sua rusticidade e adaptabilidade, o gado nelore é muito utilizado em cruzamentos industriais, seja com outros zebuínos ou europeus. O nelore também passou por uma intensa seleção genética, sendo talvez a mais eficiente de todo país.

De início a raça era utilizada na produção de leite, porém após a intensa seleção foi-se selecionando os animais com maior aptidão para produção de carne.

O nelore como um exímio zebuíno, possui todas as características, tal como o cupim avantajado que serve de reserva energética, principalmente os machos, nas fêmeas são menores.

Leia também: Rebanho bovino no Brasil

Ainda apresenta resistência natural a parasitas, devido às características de seus pelos, que impedem ou dificultam a penetração de pequenos insetos na superfície da pele ou que aí tentam se fixar. A pele escura, fina e resistente, dificulta a ação de insetos sugadores, além de produzir secreção oleosa repelente, que se intensifica quando os animais estão expostos ao calor (ACNB, 2019).

No Brasil a raça nelore talvez possua a melhor conformação de carcaça, e se enquadrando bem nos padrões industriais, além disso, possui uma carne com bom sabor, entretanto, com pouca gordura de marmoreio, o que não diminui a qualidade e se torna por outro lado um aspecto mais saudável.

Os bezerros são bastante espertos se comparado com outras raças, procurando mamar o colostro logo, que lhe oferecerá imunidade.

No Brasil graças há alguns maus manejadores, a raça ganhou a fama de animal agressivo e indócil, porém, se bem manejado, sem impor os animais a estresses rotineiros, e a sofrimentos, o animal se torna muito dócil e calmo.

2 respostas

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »