Cavalo pampa ou tobiano ??

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 999 outros assinantes

Essa é uma dúvida que muitos amantes de cavalos possuem, e isso se reflete com mais força quando há uma troca de culturas regionais.

Indo direto ao ponto, cavalo pampa e tobiano é a mesma coisa? Sim, é a mesma coisa, essa diferença que é passada nada mais é que o conjunto de dois fatores, a região e a raça.

Em grande parte do Brasil a denominação usada é pampa, isso para animais da raça Mangalarga Machador, e os SRD ( Sem raça definida). O tobiano tem sua hegemonia no Sul do país, e em alguns países vizinhos, geralmente os animais enquadrados como tobianos são da raça Crioulo. A denominação tobiano vem devido a passagem de um General Paulista chamada Tobias, que teria levado o animal pela primeira vez ao Rio Grande do Sul, e logo quando voltou para São Paulo, os animais começaram a ser chamados de cavalos dos “pampas”, codinome vindo do bioma local.

E agora você deve estar se perguntando, e o Paint-Horse?? Esse é um caso a parte, o Paint-Horse é uma raça derivada do Quarto de Milha-Qm, que devido a pelagem não se enquadrava no padrão da raça Qm, e alguns criadores que se apaixonaram por esses animais começaram a fazer cruzamentos e selecionar as proles e assim foi criada a raça.

Uma curiosidade sobre os animais de pelagens manchadas, tobiano, pampa ou Paint-Horse ,é que eles não eram selecionados para o exército devido a falta de uniformidade, já os mesmos eram animais utilizados pelos índios, e esse fato se deve a duas questões, uma era que a cor chamava atenção dos índios que se pintavam também, e outro era que não sobrava muitos das outras pelagens, já que eram selecionados pelo exército.

Mas apesar de tudo isso, a principal diferença é em questão da região.

Galera, o blog é novo e ainda tem muito que melhorar, mas peço que inscrevam o e-mail de vocês logo abaixo para fortalecer e se manterem atualizados sobre os novos posts.

3 respostas

  1. Muy buena la nota, en mi país Argentina, también se da la denominación de “Overo” siendo la diferencia con el Tobiano, que el overo presenta manchas de forma irregular generalmente la parte obscura comienza desde la parte dorsal hacia abajo, presentando manchas blancas en la parte inferior del cuerpo. El tobiano se caracteriza por tener manchas bien definidas que van desde la parte inferior a la superior. Ambos pelajes presentan ua diferenciación de al menos dos colores. Resulta interesante, a mi entender, analizar como los norteamericanos van “sumando” razas, el Paint o inclusive el Appaloosa, ellos primero buscan una característica, en este caso el pelaje, y luego le van sumando otros caracteres para la conformación de la raza. Como Ingeniero Zootecnista de mi país (integrante además de AIZA, Asociación Ingenieros Zootecnistas de Argentina) felicito a los autores de este sitio tan informativo. Saludos Cordiales

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »