ABZ protocola manifestações contra proposta inicial de manual de RT do CFMV

A diretoria executiva da Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ) protocolou nesta semana, na sede do Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), em Brasília, um documento composto pela moção aprovada em Assembleia Geral realizada em Uberaba, durante o Zootec 2019, e manifestações institucionais diversas de repúdio ao documento inicial apresentado pelo Conselho propondo a criação de um Manual Único de Responsabilidade Técnica. O documento, que não foi encaminhado para apreciação da ABZ, recebeu críticas da comunidade zootécnica por excluir zootecnistas de áreas que, por lei, são de sua atuação.

Junto ao documento com manifestações institucionais, a ABZ anexou, também, o abaixo-assinado presencial e online realizado na comunidade contra o posicionamento do Conselho, que reuniu mais de 5,4 mil assinaturas.

“É importante deixarmos claro que, enquanto zootecnistas, não somos contrários a um manual único. Somos contrários a forma que ele foi proposto. Se feito da forma correta, será um documento essencial para orientar procedimentos técnicos nas diferentes áreas de atuação”, relembrou o presidente da ABZ, Marinaldo Divino Ribeiro.

A ABZ solicitou agora, de maneira formal, que a proposta do manual seja construída através de um grupo de trabalho com quantitativos equivalentes entre os profissionais que são representados pelo CFMV. A associação frisou, ainda, que este manual não deve ser elaborado como um instrumento de restrição ao livre mercado da competência profissional dos zootecnista.

Em paralelo ao protocolo, um grupo de estudo da ABZ já analisou a minuta inicial apresentada pelo CFMV para propor alterações pontuais, visando a constituição de um documento que não impacte negativamente o ambiente de trabalho de zootecnistas do país.

Fonte: http://abz.org.br/blog/abz-protocola-manifestacoes-contra-proposta-inicial-de-manual-de-rt-do-cfmv/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s