Rebanho bovino do Brasil

Faça parte da comunidade Zootecnia Brasil! Inscreva-se!

O Zootecnia Brasil não envia anúncios ou e-mails em excesso.

Junte-se a 990 outros assinantes

O Brasil possui o maior rebanho comercial de bovinos do mundo, com cerca de 216 milhões de animais.

Grande parte desse rebanho ainda é criado de forma extensiva, ou seja, solto em grandes áreas de pastagem, seja natural ou pasto formado.

Mas quem acha que o Brasil é exemplo está enganado, pois apesar da quantidade somos ineficientes na produção de bovinos, e estamos avançando devagar, grande parte do número de bovinos se dá pelo fato do tamanho territorial do Brasil, mas países como Austrália e Estado Unidos que não tem as mesmas vantagens climáticas do Brasil produzem muito e com eficiência.

A eficiência pode ser medida pela quantidade de animais por hectare, ou unidade animal – UA por hectare, e quanto mais animais, mais eficiente será, porém, aumentar o rebanho, e não aumentar a capacidade de suporte das pastagens, e a qualidade das mesmas, é besteira, pois, degradará o solo, a oferta de forragem não será suficiente para todos, e os animais dominantes comerão mais, com isso o rebanho perderá uniformidade e produtividade.

No Brasil os confinamentos estão começando a ganhar força, devido a quantidade de animais por área, e algumas outras questões que tratarei em outra publição, na qual vou dizer os pontos negativos e positivos de um confinamento( Na minha humilde opinião é claro).

Geograficamente o rebanho brasileiro tem se deslocado para o norte do Brasil, ja que no centro-oeste a soja está tomando espaço por ser mais rentável, o sul mantém um grande rebanho , principalmente o Rio Grande do Sul com gado de corte, já Santa Catarina e Paraná juntamente com o Sudeste são fortes produtores de leite.

Na bovinocultura de leite, a preocupação não é nem tanto com a quantidade de animais, e sim com a capacidade e eficiência produtiva de leite da vaca, com isso a uma grande seleção genética, e que tende a aumentar o número de litros de leite produzido e diminuir o tamanho do rebanho.

A um sistema de pastejo conhecido como PRV – Pastoreio Racional Voisin, que é uma forma de pastoreio rotacionado em piquetes, e que aumenta a capacidade de animais por hectare.

Porém isso será assunto de outra publicação.

Mas uma coisa é certa, o rebanho brasileiro ainda crescerá muito.

3 respostas

  1. Pedro Muito baita tua iniciativa de criar esse blog. Você é um jovem diferenciado. Tenho a esperança de um dia termos um conselho próprio de Zootecnia e espero que tu sejas nosso presidente. Quanto ao blog sugiro incluir assuntos sobre pequenos ruminantes.

    Em Sex, 20 de set de 2019 10:31, ZOOTECNIA BRASIL escreveu:

    > Pedro Torres posted: ” O Brasil possui o maior rebanho comercial de > bovinos do mundo, com cerca de 216 milhões de animais. Grande parte desse > rebanho ainda é criado de forma extensiva, ou seja, solto em grandes áreas > de pastagem, seja natural ou pasto formado. Mas qu” >

Deixe uma resposta

Compartilhar

Share on facebook
Facebook
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp

TAMBÉM QUER SEU ANÚNCIO AQUI? ENTRE EM CONTATO

Translate »